Home / GERAL / VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE LCD, LED, QLED E OLED? CONHEÇA ESSA TECNOLOGIA!

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE LCD, LED, QLED E OLED? CONHEÇA ESSA TECNOLOGIA!

Na hora de comprar seu aparelho eletrônico principalmente uma TV a referência em qualidade seria “ LED?” Certo?

Muitos de nós poderia nem saber o que significava e só saberiamos que era melhor por ouvir algum vendedor falar.

Hoje você vai conhecer as diferenças entre essas tecnologias em qualidade de imagem. Confira as diferenças entre essas telas, as vantagens e desvantagens…

TELAS LCD

Telas OLED, LED, LCD, QLED

As telas da maioria dos eletrônicos fabricados hoje em dia, usam a tecnologia LED – Light Emitting Diode – emissor de luz (backlight) que é uma iluminação traseira.

Foi desenvolvido com o intuito de melhorar a qualidade de imagem e portanto diminuir o consumo de energia. Além disso o mais importante é que isso acontece porque ao em vez da tela receber a luz por toda sua extensão,apenas pontos de luzes são iluminados.

De forma separadamente, por conta disso as cores e contrastes são melhoradas, aumentando a definição. PROBLEMA – Tempo de vida é menor.

Já na LCD – Liquid Crystal Display – Tela de cristal Líquido. São cristais contidos no interior do painel de um vidro fino, há duas lâminas transparente, chamadas de filtros polarizadores.

LED

Telas OLED, LED, LCD, QLED

Da mesma forma que o LED, a iluminação é backlight, iluminação atrás por uma lâmpada chamada CCFL – fluorescente, essa luz ilumina as células de cores primárias, formando assim as imagens coloridas que vemos.

Existe um processo da corrente elétrica que define a orientação dos cristais, permitindo a passagem de mais ou menos luz para o filtro formado
pelos três subpixels.

isso é definido pela intensidade, com ajudo de transistores em um tipo de película Thin Film Transistor (TFT). PROBLEMA – Consumo maior de energia, por usar lâmpadas fluorescentes de cátodo (terminal negativo) frio.

Telas OLED, LED, LCD, QLED

OLED

OLED – Organic Light Emitting Diode, essa tecnologia não se usa backlight – a luz traseira para todos os pixels, possuem luz própria, porque trata-se de um diodo orgânico. Produzindo cores mais vivas, mais brilho e melhor contraste. Devido essa independência, são mais finas e flexíveis e maior eficiência energética. PROBLEMA – Devido ao alto custo de produção, os preços são meio elevados. Tempo de vida é menor também.

QLED

aprimorada por possuir pontos quânticos, são semicondutores de dimensões que vão além de nanômetros de diâmetro. Pode parecer algo recente, mas sua aplicação/aparição comercial foi no ano de 2013. A sua fonte de luz é por esses nano cristais, que recebe e emitem uma frequência de luz com o intuito de criar imagens na tela, podendo produzir numerosas variações de cores, independente do ambiente ser mais ou menos iluminado.

Seu consumo elétrico é menor aos demais antecessores, cores mais vivas e intensas, com display que ajuda a diminuir o “efeito burn-in” (é um termo usado paradescrever uma imagem que permanece na tela por muito tempo, talvez para sempre).

PROBLEMA – Tempo de vida menor, mesmo com display que diminui o efeito brun-in, ainda não o isenta disso, principalmente em consumo constante e de longa duração. Preço de produtos consideravelmente maiores que as demais.

MICROLED

Telas OLED, LED, LCD, QLED

MicroLED, por último, mas não menos importante. Essa nova tecnologia, junta o melhor dos melhores, são milhões (isso mesmo MILHÕÕÕES) de LEDs microscópicos que emitem luz própria, eficiência e o consumo de energia são menores, mesmo em uso constante a qualidade não se altera, em tempo menor que comparado aos outros. PROBLEMA – Valor elevado.

About Douglasdpj

O melhor suporte para o seu computador

Check Also

COMPARATIVO DE SMARTWATCH:

COMPARATIVO MI BAD 2S, 3S, E 4S XIAOMI pra quem ainda não está por dentro …